Blog

Projeto Luminotécnico Paisagismo – SMART ENGENHARIA E ILUMINAÇÃO

O paisagismo tornou-se atrativo no Brasil desde o século 18, quando houve a inauguração do parque chamado “Passeio Público do Rio de Janeiro”, onde era permitido que a população tivesse momentos de lazer. Com o decorrer dos anos, os lugares considerados paisagismo começaram a ser frequentados durante a noite, necessitando então de técnicas de luminosidade.

BENEFÍCIOS PROJETO LUMINOTÉCNICO PAISAGISMO

Uma boa iluminação assume papel de destaque em um planejamento de arquitetura. O projeto luminotécnico de jardim é um exemplo disso. Além de promover conforto nas áreas externas da casa, a iluminação correta no jardim pode garantir uma decoração por si só, sem precisar de outros objetos para complementar.

Além de ser considerado um elemento da decoração, o projeto luminotécnico de jardim precisa também ser feito pensando na segurança dos moradores da casa. Todos os pontos do espaço externo devem ser cuidadosamente pensados para que recebam a melhor distribuição possível de elementos de iluminação, minimizando o risco de quedas, tropeços e batidas das pessoas que caminham pelo local. Sendo assim, o auxílio de uma empresa especializada em serviços de iluminação é essencial nesse processo.

COMPONENTES DE UM PROJETO LUMINOTÉCNICO DE JARDIM

Para que o projeto luminotécnico de jardim tenha sucesso, é necessário contar com alguns itens, como:

  • – Lâmpadas: atualmente, os tipos de lâmpadas mais comuns no projeto luminotécnico de jardim utilizam a tecnologia LED. Essas lâmpadas são mais resistentes, econômicas e não prejudicam as plantas com radiação.
  • – Balizadores: a função principal desses componentes é garantir a segurança de quem trafega pelo local. Eles são utilizados para iluminar caminhos e indicar obstáculos, como escadas, saliências e objetos posicionados numa trilha.
  • – Postes e mini pôsteres: promovem uma iluminação bastante uniforme em grandes perímetros, garantindo segurança em áreas muito escuras.
  • – Refletores: essenciais para destacar os principais elementos determinados no projeto luminotécnico de jardim, eles direcionam uma faixa de luz concentrada para um foco específico.
  • – Arandelas: posicionadas em paredes, funcionam como uma luminária estritamente decorativa. Elas realçam as características principais dos objetos.

 

TIPOS DE LÂMPADAS UTILIZADAS EM UM PROJETO LUMINOTÉCNICO PAISAGISMO

Cada projeto luminotécnico paisagismo desenvolvido pela Smart Engenharia e Iluminação necessita de tipos de lâmpadas diferentes, pois cada uma atende as necessidades específicas de cada cliente

Alguns tipos de lâmpadas usadas em um projeto luminotécnico paisagismo são:

  • – Halógenas,
  • – Halógenas dicroicas,
  • – Lâmpadas de descarga,

Pontos de um projeto luminotécnico paisagismo que devem ser considerados para que a iluminação seja boa e eficiência:

  • – Analisar a quantidade de luz que será preciso utilizar no ponto a ser iluminado;
  • – Escolher a cor adequada das lâmpadas;
  • – Avaliar se a iluminação será indireta ou direta (sidelight ou endlight);
  • – Verificar a direção da luz.

A Smart Engenharia e Iluminação trabalha com diversas soluções em projetos de iluminação. Além de realizar o projeto luminotécnico de jardim, a empresa fornece seus serviços para comércios, indústrias e residências

Para saber mais sobre Projeto luminotécnico paisagismo ligue para 11 4113-6465 ou entre em contato por e-mail.